• denuncias
  • peticionamento
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Não categorizado
  • Abril Verde do Litoral ao Sertão: 3ª semana prevê 10 eventos em seis cidades
  • Apoie a campanha, Trabalho Infantil Não é Folia, Proteja Crianças e Adolescentes. O Ministério Público do Trabalho (MPT), em parceria com a Associação de Ex-Conselheiros e Conselheiros da Infância (AECCI), reforça a campanha #Chegadetrabalhoinfantil.
  • Campanha do MPT alerta contra o trabalho escravo no Brasil
  • Confira no canal MPT TV no youtube a posse do procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba, Carlos Eduardo de Azevedo Lima na Fundação Casa de José Américo, na capital
  • A campanha “Trabalho Infantil: Se você cala, não para”, do Ministério Público do Trabalho (combate ao trabalho infantil) ganhou 10 prêmios no Prêmio Pernambuco de Propaganda, entre eles, quatro de ‘ouro’ e o troféu de Grand Prix da Publicidade.
  • Diga não a exploração infantil #ChegaDeTrabalhoInfantil Disque 100
  • O Ministério Púbico do Trabalho (MPT) lançou a campanha de conscientização para incentivar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A campanha foi criada por ocasião do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência – 21 de setembro, conhecido também como “Dia D” – e é composta por imagens e vídeos para difusão em redes sociais pelas unidades do MPT de todo o país.
  • NR's em cordel
  • O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) divulgou nessa quarta-feira (4/10) o edital contendo o regulamento regional do Prêmio MPT na Escola 2017, que premiará os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos de escolas participantes do projeto no Estado.
  • O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai oferecer o curso gratuito para capacitar conselheiros tutelares e outras pessoas que integram a rede de proteção à infância em todo o País, as incrições iniciam em outubro
  • O Ministério Público do Trabalho apoia a igualdade para todos
  • O procurador Carlos Eduardo de Azevedo Lima tomou posse na tarde desta segunda-feira (2/10), em Brasília (DF), como novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB). A solenidade de posse dos novos procuradores-chefes das 24 Procuradorias Regionais do Trabalho aconteceu na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), na Capital Federal.

Abril Verde do Litoral ao Sertão: 3ª semana prevê 10 eventos em seis cidades

13/04/2018 - Na terceira semana da campanha Abril Verde no Estado, estão previstos pelo menos 10 eventos em seis municípios paraibanos: João Pessoa, Santa Rita, Campina Grande, Alagoa Nova, Barra de São Miguel e Patos. A programação completa das ações do movimento se encontra disponível no site do MPT-PB (http://www.prt13.mpt.mp.br/).

O movimento Abril Verde já está com ações, palestras, cursos, treinamentos, audiências públicas, visitas a empresas e a canteiros de obras, em várias regiões da Paraíba, do Litoral ao Sertão. Na última segunda-feira (9), o movimento foi aberto oficialmente em Monteiro, município do Cariri paraibano, com um Ciclo de Palestras sobre saúde e segurança do trabalho, no campus do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

O Ciclo de Palestras do Abril Verde no IFPB termina nesta sexta-feira (13). As palestras começam às 19h. As inscrições estão sendo realizadas no endereço eletrônico https://www.even3.com.br/abrilverdeifpb. A entrada será um 1 quilo de alimento não perecível. O evento tem como objetivo conscientizar trabalhadores e empregadores de que quanto mais prevenção, mais vida e menos acidentes.

Na abertura do Abril Verde em Monteiro, o procurador do Trabalho Raulino Maracajá – que coordena a campanha na Paraíba – chamou a atenção para os dados alarmantes do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho.

“Os mostram que, no Brasil, a cada 48 segundos, ocorre um acidente de trabalho e, a cada 3 horas, uma morte de um trabalhador. Na Paraíba, acontece um acidente a cada 3 horas e uma morte a cada 18 dias. Os números são assustadores e precisamos do apoio de toda a sociedade para mudar essa realidade”, ressaltou Maracajá.

Em campo contra os acidentes de trabalho

No último domingo (8/4), em João Pessoa, os times adversários Campinense e Botafogo se uniram para apoiar a causa do Abril Verde: mais segurança e menos acidentes e mortes no trabalho. Os times entraram em campo segurando faixas do movimento, com o apoio da Federação Paraibana de Futebol.

No último dia 4, na 1ª partida da final do Campeonato Paraibano de Futebol, em Campina Grande, os times também entraram em campo exibindo faixas e os jogadores usaram bonés com a mensagem: “Em campo contra os acidentes de trabalho”. Depois, os jogadores jogaram bonés para os torcedores.

Paraíba pioneira

No último dia 5, em sessão na Câmara Municipal de João Pessoa, a procuradora do Trabalho Myllena Alencar falou sobre o pioneirismo da Paraíba no movimento Abril Verde: “É um orgulho para nós paraibanos saber que essa iniciativa tão importante surgiu de um paraibano guerreiro, Nivaldo Barbosa, junto à Aparecida Estrela, e que vem, a cada dia, ganhando mais adeptos e mais força”, ressaltou a procuradora. Durante a sessão, houve uma homenagem ao técnico de Segurança do Trabalho, Nivaldo Barbosa, idealizador do movimento no Brasil.

A procuradora lembrou que o MPT, durante o ano todo, desenvolve projetos de prevenção a acidentes de trabalho. Além disso, ela enfatizou a existência da Coordenadoria Nacional de Defesa do Meio Ambiente do Trabalho (Codemat), que elege projetos voltados à luta por um meio ambiente do trabalho digno, sadio e seguro para o trabalhador.

O Observatório é público e pode ser acessado no endereço https://observatoriosst.mpt.

PROGRAMAÇÃO DO ABRIL VERDE 2018 - PARAÍBA

Cidades onde haverá programação: João Pessoa, Campina Grande, Santa Rita, Guarabira, Rio Tinto, Itapororoca, Mamanguape, Mataraca, Duas Estradas, Alagoa Nova, Lagoa Seca, Queimadas, Monteiro, Patos, Sousa, Barra de São Miguel, Areia, Cubati e Cuité.

CALENDÁRIO ABRIL VERDE 2018

3ª SEMANA

15

DOMINGO

Livre

16

SEGUNDA

Palestra: Trabalho em Altura - NR 35

Público alvo: funcionários e prestadores de serviços do SESC

Local: Auditório Térreo da Federação do Comércio

Horário: 09:00 horas

Palestrante: Hélio de Souza

17

TERÇA

SANTA RITA

Curso de NR 35

Local: SAMU Santa Rita-PB

Ministrantes: Hélio de Souza e Alex Andrade

18

QUARTA

Palestra: Prevenção de Acidentes de Trajeto

Local: SENAI Distrito Industrial de João Pessoa

Palestrantes: Hélio de Souza, Eliude Santiago e Edilson Junior

18

QUARTA

Reunião do Programa de Gestão Compartilhada - PGC

Palestra: Acidentes de Trabalho por Queda de Altura - Estatísticas e Casos Concretos

Local: Superintendência Regional do Trabalho na Paraíba - SRTb-PB

Horário: 14:00 horas

Palestrante: Ana Mércia Vieira Fernandes

18

QUARTA

CAMPINA GRANDE

1º Fórum em Saúde e Segurança do Trabalhador

Lançamento do Cordel: Acidente de Trabalho de Trajeto

Horário: 08:00 às 13:00 horas

Local: Auditório da FIEP, em campina Grande

18

QUARTA

BARRA DE SÃO MIGUEL

Lançamento do Guia Educativo Básico de Prevenção de Acidentes em Espaços Confinados - Poços Artesianos e Cisternas e Reunião para discussão das ações de promoção, prevenção para trabalhadores de poços artesianos e cisternas dos quatorze municípios do Cariri.

Público alvo: Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Miguel, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, Vigilância em Saúde

Local: Barra de São Miguel-PB

Organização: CEREST Estadual, FUNDACENTRO-PE e outros parceiros responsáveis pela construção do Guia Educativo

18

QUARTA

PATOS

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Tema: “Benzeno não é flor que se cheire”, com o objetivo programático de divulgar, junto a motoristas e à população em geral, a proibição da prática de abastecer o veículo após o acionamento da trava de segurança das bombas. A medida, resultado da luta vitoriosa dos frentistas de todo o País para reduzir o risco de contaminação por benzeno e garantir mais segurança à saúde do trabalhador em postos de combustíveis.

Público Alvo: CEREST, Representantes dos Postos de Combustível, Sindicatos, Associações, Instituições de Ensino, MP e MPT.

Local: Câmara Municipal de Vereadores de Patos-PB

Horário: 19:00 horas

19

QUINTA

SANTA RITA

CURSO NR 35

Local: SAMU Regional de João Pessoa-PB.

Ministrantes: Hélio de Souza e Wesley Martins

19

QUINTA

CAMPINA GRANDE

Roda de Discussão com Alunos do Curso de Segurança do Trabalho da Escola São Vicente de Paula, sobre a importância da prevenção dos acidentes de trabalho e trajeto.

Local: Escola São Vicente de Paula

Horário: Manhã

20

SEXTA

Livre.

21

SÁBADO

ALAGOA NOVA

Palestra sobre Prevenção de Acidentes com Equipamentos Elétricos na Zona Rural.

Local: Hortaliças Sempre Verde - Alagoa Nova-PB

Horário: 09:00 às 12:00 horas

Palestrante: Hélio de Souza,

4ª SEMANA

22

DOMINGO

Livre

23 a 27

SEGUNDA

A SEXTA

Operativo do Ministério do Trabalho com construtoras sobre Trabalho em Altura Pós Obra, com foco trabalho de fachada, instalação de splits

23

SEGUNDA

CUITÉ

Projeto Valorizar Gari (Trabalhador da Coleta de Resíduos)

Local: Ao lado da Igreja Matriz Nossa Senhora das Mercês

Horário: 08:00 às 12:00 horas

Organização: CEREST-CG

24

TERÇA

CURSO NR 33

Local: Acadepol

Público alvo: Peritos do IPC

Instrutores: Hélio de Souza, Alex Alves e Ronilton Trajano

24

TERÇA

MESA REDONDA

Gestão dos Riscos Ambientais - Os Riscos Químicos nos Laboratórios da UEPB

Local: Auditório da Biblioteca Central – Bodocongó – Campina Grande-PB

Horário: 08:30 horas

24

TERÇA

LAGOA SECA

Projeto Valorizar Gari (Trabalhadores da Coleta de Resíduos)

Local: Praça Municipal

Horário: 08:00 horas

Organização: CEREST-CG

25

QUARTA

ABRIL VERDE NA UFCG

Local: Auditório do Centro de Extensão José Farias

Horário: 08:00 às 10:00 horas

Palestra: Responsabilidade Técnica da Segurança do Trabalho na Engenharia

Palestrante: Maria Aparecida Rodrigues Estrela

Horário: 10:00 às 12:00 horas

Mesa Redonda: Implicações dos Riscos Ambientais e Psicossociais no Desempenho do Trabalhador

Promoção: UFCG, UAEP, CCT, SIASS, CCBS, UAPSI, CREA, ANEST, AEST, MPT, MTb

25

QUARTA

CURSO NR 33

Local: Acadepol

Público alvo: Peritos do IPC

Instrutores: Hélio de Souza, Alex Alves e Ronilton Trajano

25

QUARTA

Implantação do Núcleo de Saúde do Trabalhador no Município de Sousa-PB.

Público Alvo: funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Sousa, Sindicatos e Vigilância em Saúde do Município de Sousa.

Local: Sousa-PB

Organização: CEREST Estadual

25

QUARTA

CAMPINA GRANDE

3ª Caminhada alusiva ao Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho

Durante a caminhada, serão levantadas as bandeiras de erradicação do trabalho infantil e de prevenção a acidentes de trabalho.

Hora: 07:00 horas - Concentração na Praça do Trabalho.

Local: da Praça do Trabalho, no Bairro São José, à Praça da Bandeira, onde haverá serviços de saúde e cidadania.

26

QUINTA

SOUSA

4ª Edição do Circuito de Saúde, Cultura e Direitos dos Trabalhadores e Trabalhadoras.

Público Alvo: Trabalhadores do Assentamento e Catadores

Local: Sousa-PB

Organização: CEREST Estadual

27

SEXTA

ERCIPA 2018 - XIV Encontro Regional de CIPA’s

Palestra: O Papel da CIPA na Prevenção de Acidentes do Trabalho

Palestrante: Edvaldo Nunes

Local: Auditório do Sinduscon-JP

Abertura: 14:00 horas - Palestra: 15:00 horas

Inscrição no site do Sinduscon-JP

Realização: Sinduscon e Treventos

27

SEXTA

AREIA

Projeto Valorizar Garis – Ciranda de Serviços

Serviços: Imunização, teste rápido de HIV e hepatites virais, distribuição de preservativos.

Hora: 07:00 às 13:00 horas.

Local: Loja Maçônica.

27

SEXTA

CUBATI

Projeto Valorizar Garis – Ciranda de Serviços

Hora: 13:00 às 17:00 horas

Local: Centro da cidade.

28

SÁBADO

RÁDIO 100.5 – A FM LÍDER - PROGRAMA ESPECIAL

“DIA MUNDIAL EM MEMÓRIA ÀS VÍTIMAS DE ACIDENTES DO TRABALHO”

5ª SEMANA

29

DOMINGO

II PEDALADA AMBIENTAL – ABRIL VERDE

Concentração às 07:00 horas na Praça da Independência - Centro

Percurso: Avenida Epitácio Pessoa ao Busto de Tamandaré - Praia de Tambaú

Por volta das 12:00 horas ocorrerá o momento do encerramento do ABRIL VERDE e do início do MAIO AMARELO

Realização: APEAMB - Associação Paraibana dos Engenheiros Ambientais

Apoio: Ministério do Trabalho, MPT-PB e CREA-PB

     

PARCEIROS: MTb / SRTb-PB / MPT-PB / TRT-PB / AMATRA-PB / APEAMB-PB / SINAIT-PB / ASPLAN-PB / CREA-PB / PGC-PB / GETRIN-PB / SINTEST-PB / AEST-PB / UFCG / ICMBIO / UEPB / IFPB / FIEP-PB / SENAI / SESI / SESC / CEREST-PB / CEREST-CG / CEREST-JP / SINDALCOOL-PB / USINA D’PÁDUA / FRUTAS DOCE MEL / HORTALIÇAS SEMPRE VERDE / CACHAÇA SERRA LIMPA / FRANGO BOM TODO / GRUPO GUARAVES / C3 ENGENHARIA / CRISTAL PIGMENTOS / USINA MONTE ALEGRE / AÇÚCAR ALEGRE / USINA MIRIRI / USINA JAPUNGU / AGRONIL / AGROMAPE / AGROMATOS / TREVENTOS / TRAJANO’S ENGENHARIA / ENERGISA / CUT-PB / FETAG-PB / SINTRICOM-JP/ SINTTEL-PB / SINDUSCON-JP / FTI

 

Fonte: Ascom / MPT-PB

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119

 

Facebook: @mptpb

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • bunner yt ok
  • Portal de Direitos Coletivos
  • nr