• denuncias
  • peticionamento
  • Mediação
  • mov procedimentos
  • autenticidade de documentos
  • administracao publica
  • fraudes trabalhistas
  • liberdade sindical
  • meio ambiente
  • promocao igualdade
  • trabalho escravo
  • trabalho infantil
  • trabalho portuario
  • Não categorizado
  • EDITAL- Senai e MPT divulgam edital e selecionam jovens para curso gratuito de Dispositivos Móveis
  • O Ministério Púbico do Trabalho (MPT) lançou a campanha de conscientização para incentivar a inserção de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A campanha foi criada por ocasião do Dia Nacional da Luta da Pessoa com Deficiência – 21 de setembro, conhecido também como “Dia D” – e é composta por imagens e vídeos para difusão em redes sociais pelas unidades do MPT de todo o país.
  • O procurador Carlos Eduardo de Azevedo Lima tomou posse na tarde desta segunda-feira (2/10), em Brasília (DF), como novo procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB). A solenidade de posse dos novos procuradores-chefes das 24 Procuradorias Regionais do Trabalho aconteceu na sede da Procuradoria-Geral do Trabalho (PGT), na Capital Federal.
  • Curso abrirá inscrições em outubro e participantes receberão certificação O Ministério Público do Trabalho (MPT) vai oferecer o curso gratuito para capacitar conselheiros tutelares e outras pessoas que integram a rede de proteção à infância em todo o País, as incrições iniciam em outubro
  • A campanha “Trabalho Infantil: Se você cala, não para”, do Ministério Público do Trabalho (combate ao trabalho infantil) ganhou 10 prêmios no Prêmio Pernambuco de Propaganda, entre eles, quatro de ‘ouro’ e o troféu de Grand Prix da Publicidade.
  • O Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) divulgou nessa quarta-feira (4/10) o edital contendo o regulamento regional do Prêmio MPT na Escola 2017, que premiará os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos de escolas participantes do projeto no Estado.

EDITAL- Senai e MPT divulgam edital e selecionam jovens para curso gratuito de Dispositivos Móveis

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Ministério Público do Trabalho na Paraíba (MPT-PB) selecionam jovens e pessoas interessadas para o Processo de Seleção para o Curso Gratuito de Mantenedor e Reparador de Dispositivos Móveis, na modalidade de Aperfeiçoamento Profissional. Os candidatos interessados devem se inscrever no período de 3/10/2017 a 10/10/2017, conforme o Edital de Seleção.

Terça-feira, 3 de outubro de 2017.

Este edital é para a 2ª turma gratuita do Curso de Dispositivos Móveis (celular, tablete, notebook, etc.). Ele será realizado no Centro de Educação Profissional do SENAI, no bairro Distrito Industrial, em João Pessoa. Estão sendo oferecidas 16 vagas. As aulas dessa turma começarão no dia 23/10/2017.

Onde se inscrever

A inscrição é gratuita e será realizada no SENAI de João Pessoa (no Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, localizado na Avenida das Indústrias - s/n, Distrito Industrial em João Pessoa), das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Documentos necessários para inscrição

- Cópia de documento de identificação oficial com foto;

- Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF;

- Comprovar que a renda familiar é igual ou inferior a R$ 1.292,43 (um mil duzentos e noventa e dois reais e quarenta e três centavos) ou outro valor fixado posterior em portaria do Ministério da Fazenda.

            Prova

            O Processo Seletivo terá caráter eliminatório e classificatório. A prova objetiva será aplicada no dia 11 de outubro de 2017, das 14h às 16h, no SENAI de João Pessoa (Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho - CEP ORC, na Avenida das Indústrias - s/n, Distrito Industrial). O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido de documento oficial de identificação com foto.

            Resultado final

As relações dos candidatos aprovados serão divulgadas no dia 16/10/2017 a partir das 17h, no site www.fiepb.com.br/senai e no mural do Centro de Educação Profissional do SENAI.

 

 

OFERTA DE VAGAS PARA CIDADE DE JOÃO PESSOA.

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL. Entrada: OUTUBRO/2017 /

Total de Vagas: 16

 

CURSO

UNIDADE

CARGA HORÁRIA

TURNO

Nº TOTAL DE VAGAS

Nº DE VAGAS RESERVADA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

IDADE

ESCOLARIDADE

Mantenedor e Reparador de Dispositivos Móveis

Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho (Distrito Industrial – João Pessoa)

60h

Tarde

16

03

No mínimo 16 anos completos

No mínimo 7° do Ensino Fundamental

EVENTO

DATA

HORÁRIO

LOCAL

INSCRIÇÃO

03/10 a

10/10/2017

7h às 11h

13h às17h

SENAI de João Pessoa

– CEP Odilon Ribeiro Coutinho

Av. das Indústrias - s/n, Distrito Industrial – João Pessoa PB

REALIZAÇÃO DA PROVA

11/10/2017

14h às 16h

Horário

local

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

16/10/2017

17h

Site:        www.fiepb.org.br/senaiMural do CEP/ORC

MATRÍCULA DOS CLASSIFICADOS

17 e 18/10/17

7h às 11h

13h às17h

SENAI de João Pessoa

– CEP Odilon Ribeiro Coutinho

Av. das Indústrias - s/n, Distrito Industrial – João Pessoa PB

INÍCIO DAS AULAS

23/10/2017

13h às 17h

Fonte: Ascom / MPT-PB.

 

 

EDITAL DE SELEÇÃO PROFISSIONAL

 

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI – Departamento Regional daParaíba,nesteatorepresentadoporsuaDiretoraRegional,aSenhoraMarinalda Adjunto Leite, em parceria com o Ministério Público do Trabalho – MPT-PB 13ª Região, por intermédio do Excelentíssimo Senhor Procurador Chefe Dr. Paulo Germano Costa de Arruda, tornam pública as inscrições para o Processo de SeleçãoparaoCursoGratuitodeMantenedoreReparadordeDispositivosMóveis, na modalidade de Aperfeiçoamento Profissional no período de 03/10/2017 a 10/10/2017, que se regerá pelas normas estabelecidas no presente Edital de Seleção.

TodasasvagasgratuitasofertadasnesteEditalsãodestinadasàspessoasdebaixa renda, conforme Protocolo de Compromisso firmado em 22/07/2009 entre o Ministério da Educação (MEC), o Ministério da Fazenda (MF), a Confederação NacionaldaIndústria(CNI),oServiçoNacionaldeAprendizagemIndustrial(SENAI) e o Serviço Social da Indústria(SESI).

O candidato que, por qualquer motivo, deixar de atender às Normas estabelecidas neste Edital estará automaticamente eliminado do Processo de Seleção, não cabendo qualquer recurso administrativo sob a alegação de desconhecimento das normas ou dos termos deste Edital.

1 – OFERTA DE VAGAS PARA CIDADE DE JOÃO PESSOA.

1.1 APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL. Entrada: OUTUBRO/2017

Total de Vagas: 16

 

CURSO

UNIDADE

CARGA HORÁRIA

TURNO

Nº TOTAL DE VAGAS

Nº DE VAGAS RESERVADA ÀS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA

IDADE

ESCOLARIDADE

Mantenedor e Reparador de Dispositivos Móveis

Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho

60h

Tarde

16

03

No mínimo 16 anos completos

No mínimo 7° do Ensino Fundamental


DETALHAMENTO DAS ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

 

 

  1. PARAINSCRIÇÃO.
    1. Curso Gratuito de Aperfeiçoamento
      1. Estarão habilitados à inscrição neste Processo Seletivo aqueles que apresentarem escolaridade conforme o Item 1.1 deste Edital e as demais condições previstas nomesmo.
      2. Em   caso   de   equivalência   de   estudos   no exterior, esta         deverá ser expressamentereconhecidapeloConselhoEstadualdeEducação.
      3. Local deInscrição.
        1. A inscrição será realizada no SENAI de João Pessoa - CEP/ORC - Centrode Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, situado na Avenida das Indústrias - s/n, Distrito Industrial em João Pessoa no horário das 7h às 11h e das 13h às
        2. Não haverá nenhuma cobrança de valor no ato deinscrição.
          1. A inscrição vale para todo e qualquer efeito como forma de expressa concordância pelo candidato às normas e exigências constantes nesseEdital.
          2. Verificada,aqualquertempo,aapresentaçãodedocumentose/ouinformações falsaspertinentesaosrequisitosdesteEditalseráocandidatoautomaticamente eliminado, sem prejuízo, por óbvio, de eventual responsabilidadepenal.
          3. Documentos necessários parainscrição.
          4. Cópia de documento de identificação oficial comfoto;
          5. Cópia do Cadastro de Pessoas Físicas –CPF;
          6. Comprovar que a renda familiar é igual ou inferior a R$ 1.292,43 (um mil duzentos e noventa e dois reais e quarenta e três centavos) ou outro valor fixado posterior em portaria do Ministério da Fazenda.
            1. Período deInscrição.
            2. O Processo Seletivo terá caráter eliminatório eclassificatório;
            3. O Processo Seletivo constará de Prova Objetiva constituída de 10 questões de informática básica, sendo as questões de múltipla escolha, cada uma delas com4

 

 

2.4.1 As inscrições terão início de 03/10/2017 a 10/10/2017, a partir das 07h até 11h e das 13h até as 17h, conforme previsto no ANEXO I.

3.1 DA PROVA.

(quatro) alternativas para resposta, dentre as quais apenas uma será considerada

como resposta correta, em conformidade com a elaboração do enunciado da questão.

4  DATA, HORÁRIO E LOCAL DE APLICAÇÃO DEPROVA.

 

  1. A data de realização da prova objetiva será no dia 11 de outubro de 2017, com início às 14h e término às16h.
  2. A aplicação da prova se dará no SENAI de João Pessoa - CEP/ORC - Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, situado na Avenida das Indústrias-s/n,DistritoIndustrialemJoãoPessoaParaíba,conformeestabelece o ANEXO
  3. O candidato deverá comparecer ao local de realização das provas munido de documento oficial de identificação comfoto.
  4. Anãoapresentaçãodedocumentoconstantenoitem4.3desteEditaldeSeleção importará na impossibilidade de o candidato realizar o Processo Seletivo, salvo se apresentar as condições estabelecidas no item 4.7 desteEdital.
  5. Recomenda-se que o candidato à vaga compareça ao local de realização da prova com antecedência mínima de 30 minutos antes do horário previsto para aplicação dasprovas.
  6. Os portões de acesso serão fechados impreterivelmente às 14h, sendo terminantemente vedada a entrada de candidatos após essehorário.
  7. Caso
    1. Aidentificaçãocorretadolocalderealizaçãodasprovaseocomparecimentono horário determinado são de responsabilidade exclusiva docandidato.

5     ELIMINAÇÃO E CLASSIFICAÇÃOFINAL.

 

  1. Critérios deEliminação.
    1. Será eliminado do Processo Seletivo, o candidatoque:
    2. Faltar àprova;
      1. Não
      2. Nãodevolverafolha-respostadasquestõesdevidamentepreenchidas,atéohorário
      3. Descumprir as instruções contidas no caderno de prova, na folha de rascunho e/ou nafolha-resposta.
        1. Terá sua prova anulada e consequentemente sua eliminação o candidatoque:
        2. for surpreendido dando ou recebendo auxílio para a execução daprova;
          1. utilizar-se de livros, máquinas de calcular ou equipamento similar, dicionário, notas ou impressos que não forem expressamente permitidos ou ainda se comunicar com outrocandidato;
          2. for surpreendido portando aparelhos eletrônicos ou outros objetos similares a qualquer sistema decomunicação;
          3. faltar com o devido respeito para com qualquer membro da equipe de aplicação da prova, com as autoridades presentes ou com os demaiscandidatos;
          4. fizer anotação de informações relativas às suas respostas no comprovante de inscrição ou em qualquer outro meio que não ospermitidos;
          5. não entregar o material da prova ao término do tempo destinado para a sua realização;
            1. afastar-se da sala, a qualquer tempo, sem o acompanhamento defiscal;
              1. ausentar-se da sala, a qualquer tempo, portando a folha derespostas;
              2. descumprir as instruções contidas no caderno de prova ou na folha derespostas;
              3. perturbar,dequalquermodo,aordemdostrabalhos,comportando-seindevidamente;
              4. utilizar ou tentar utilizar meios fraudulentos ou ilegais para obter aprovação própria ou de terceiros em qualquer etapa do processoseletivo;
                1. não permitir a coleta de suaassinatura;
                  1. for surpreendido portando caneta fabricada em material nãotransparente;
                  2. for surpreendido portando anotações em papéis que não os permitidos durante a prova.
                    1. Critérios deClassificação.
                    2. Oscandidatosnãoatingidospeloquedispõeosubitem5.1e5.2esuasalíneas serão classificados, em decrescente, até o limite de vagas estabelecido nesteEdital.
                    3. Para efeito de divulgação, a relação nominal dos candidatos, quer em primeira chamada,queremchamadassubsequentes,obedecerárigorosamenteàordem decrescente declassificação.
                    4. Critérios dedesempate.
                      1. Nos casos de empate na classificação, o desempate dar-se-á pela aplicação dos seguintes critériossucessivamente:
                      2. Candidato com maioridade;
                      3. Candidato com maiorescolaridade;
                      4. Ser
                      5. Os resultados deste Processo Seletivo serão válidos apenas para ingresso com matrículas, conforme cronograma – AnexoI.
                      6. Os candidatos classificados que não estiverem dentro do limite de vagas disponíveis ficarão em lista de espera para um possível aproveitamento, desde que cumpram na íntegra os requisitos do Manual doCandidato;
                        1. Não haverá revisão deprovas;
                        2. Não serão divulgadas as colocações ou notas de alunos que não forem classificados;
                        3. Quaisquer outras alterações durante a vigência deste Edital, as mesmas serão publicadas no portal SENAI, através do endereço eletrônico:

limite para entrega;

 

6  DIVULGAÇÃO DO RESULTADOFINAL.

6.1- As relações dos candidatos aprovados serão divulgadas no dia 16/10/2017 a partir das 17h, no site www.fiepb.com.br/senai e no mural do CEP ORC.

7  MATRÍCULA.

 

 

  1. O candidato classificado deverá comparecer ao SENAI de João Pessoa - CEP/ORC - Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, no períodoehorárioestabelecidonoANEXOIdesteEdital,munidodadocumentação exigida,pararealizaçãodamatrículaobrigatória.Onãocomparecimentonoprazo estabelecido para realização da matrícula implicará na perda da
  2. Documentação paramatrícula:
  • Documento Comprovante de Escolaridade (Declaração ou certificação da Escola)
  • Cópia da Cédula de Identidade(RG);
  • Cópia do Cadastro da Pessoa Física(CPF);
  •   Comprovar que sua renda mensal é igual ou inferior a R$ 1.292,43 (um mil duzentos e noventa e dois reais e quarenta e três centavos) ou outro valor fixado posterior em portaria do Ministério da Fazenda;
  • Comprovante deResidência;
    • Cópia do CPF da mãe, pai ou responsávellegal;
    • 01 Foto3x4.
  1. Anãoapresentaçãodosdocumentosexigidos,nesteEdital,durantearealização da matrícula, implicará na perda da vaga pelocandidato.
  2. O candidato classificado que não comparecer para efetuar a matrícula, será substituído por outro no período de remanejamento dematrículas.
  3. A matrícula poderá ser realizada pelo o candidato ou seu representante legal através de procuração com poderes específicos, sob pena de não efetivação da matrícula.

8  DA PARTICIPAÇÃO DE CANDIDATOS COM DEFICIENCIA E DASVAGAS.

 

 

  1. O candidato com deficiência, resguardadas as condições previstas no Decreto Federal nº 3.298/99, particularmente em seu artigo 41, participará do processo de seleção para o curso de Mantenedor e Reparador de Dispositivos, em igualdade de condições com os demais candidatos com deficiência, no que se refere ao conteúdo dasprovas,àavaliação,aoscritériosdeaprovação,àpontuaçãomínimaexigidapara os demais candidatos, data, horário e local de realização dasprovas.
  2. O candidato que necessitar de atendimento especial para realização da prova deverá informar os recursos especiais que necessitará para o atendimento no ato de inscrição.
  3. Optandoocandidatodeatendimentoespecialdeveránoatodeinscriçãoapresentar laudo médico com CRM, atestando o grau e o nível de deficiência (quando for o caso) com expressa referência do (CID-10), que justifique asolicitação.
  4. O candidato que não solicitar no ato da inscrição atendimento especial ou não apresentar a documentação exigida não terá direito aoatendimento.
  5. Serão destinadas do total das 16 vagas deste Processo Seletivo, 03 vagas para pessoas comdeficiência.
  6. Casonãosejampreenchidasasvagasdestinadasparaaspessoascomdeficiência, estas serão automaticamente preenchidas pelos demais inscritos obedecidas a ordem de classificação, constante nesteEdital.
  7. Serão divulgadas duas relações de candidatos selecionados, uma relação com os candidatos de ampla concorrência e a outra com as vagas destinadas a pessoas com deficiência.

9  DISPOSIÇÕESFINAIS.

 

  1. OsalunosmatriculadosdeverãosesubmeteràsdisposiçõesdoRegimentoEscolar;
    1. Os casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo SENAI/PB para execuçãodo ProcessoSeletivo.
    2. Édeinteiraeexclusivaresponsabilidadedoscandidatosacompanharapublicação e todos os demais atos e informações relativos ao Processo Seletivo pelosendereços eletrônicos dispostos nesteEdital.
    3. Não serão fornecidas informações e documentos pessoais de candidatos a terceiros.
    4. Não serão fornecidas, por qualquer membro da equipe de aplicação de prova, informações referentes ao conteúdo da prova ou aos critérios de avaliação e de classificação.
  1. Ressaltamos que o curso: Reparador e Mantenedor de Dispositivos Móveis  foi pactuado junto ao MPT para ofertar 26 vagas, devendo 60% (16 vagas) matrículas gratuitas constantes neste edital, e 40% (10 vagas) em matrículas pagas que serão ofertadas em edital a ser publicado a partir do dia 11.10.2017.

Marinalda Adjunto Leite Diretora Regional do SENAI/PB


ANEXO I

 

EVENTO

DATA

HORÁRIO

LOCAL

INSCRIÇÃO

03/10 a

10/10/2017

7h às 11h

13h às17h

SENAI de João Pessoa

– CEP Odilon Ribeiro Coutinho

Av. das Indústrias - s/n, Distrito Industrial – João Pessoa PB

REALIZAÇÃO DA PROVA

11/10/2017

14h às 16h

Horário

local

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO

16/10/2017

17h

Site:        www.fiepb.org.br/senai Mural do CEP/ORC

MATRÍCULA DOS CLASSIFICADOS

17 e 18/10/17

7h às 11h

13h às17h

SENAI de João Pessoa

– CEP Odilon Ribeiro Coutinho

Av. das Indústrias - s/n, Distrito Industrial – João Pessoa PB

INÍCIO DAS AULAS

23/10/2017

13h às 17h


ANEXO II

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO (INFORMÁTICA BÁSICA):

 

Em Sistemas Operacionais:

  • Criar Pastas,  Manipular  Arquivos, Renomear Arquivos,      Instalar Programas;
  • Criar    Documentos,   Editar    Documentos,   Criar    Planilhas    Editar Planilhas;
  • Fazer pesquisas, Fazer Downloads, gerenciare-mails.

 

Pacote de Aplicativos de Escritório:

 

Internet e Navegadores:


ANEXO III

 

 

 

 

 

ENDEREÇO DA UNIDADE QUE ESTÁ OFERECENDO O CURSO

 

 

 

CENTRO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ODILON RIBEIRO COUTINHO (CEP/ORC)

 

Av. das Indústrias - s/n, Distrito Industrial – João Pessoa PB Telefone: (83) 3044- 6611

 

 

 

 

 

 

 

João Pessoa-PB, 02 de Outubro de 2017.

 

 

 

 

 

 

Marinalda Adjunto Leite Diretora Regional do SENAI/PB

 

 

CONTATOS:

ASCOM / MPT-PB – (83) 3612 – 3119.

Imprimir

  • banner pcdlegal
  • banner abnt
  • banner corrupcao
  • banner mptambiental
  • banner transparencia
  • banner radio
  • banner trabalholegal
  • bunner yt ok
  • Portal de Direitos Coletivos
  • nr